Ferramentas para um mundo interoperável

Editores de textos, online. Para várias pessoas não parece ser algo assim, ohhhh. Hoje em dia, qualquer sistemazinho possui um editor HTML, WYSIWYG. Mas eu me refiro a um editor de textos de verdade, como os que utilizamos hoje em dia: MS Word, OpenOffice Writer.

Com o Writely, crie/edite arquivos do Word, OpenOffice, RTF, HTML ou texto. Compartilhe documentos com outras pessoas. Controle as versões de revisões. Faça a verificação ortográfica. Salve online, ou em seu computador, nos formatos já mencionados, ou em zip. Estes são, em suma, os recursos oferecidos gratuitamente.

Assinando o serviço, é possível obter algumas outras funcionalidades, como exportar o documento para PDF. Mas ninguém gosta de gastar dinheiro, mas pense no karma das aplicações online, a concorrência. O serviço de e-mail quem o diga. Logo logo teremos um vasto número de opções, mas este é o primeiro que conheço, deste porte.

Conversando com um amigo sobre este serviço, ele comentou: "as comunidades e seus conceitos estão tomando de conta da web... no fundo a web é puro homem e não máquina...". Esta é a pura realidade. Não me refiro apenas ao blablabla da Web 2.0, e sim algo ainda mais impactante, a WebOS! Vejamos quais serviços/programas estão disponíveis em versões desktop e online:


A possibilidades dos serviços online vai além de qualquer plataforma. Na verdade a WebOS é a união de várias plataformas, um mundo completamente interoperável, disponível a qualquer horário, de qualquer dispositivo.

Não se espante se ouvir falar do GoogleOS e similares. Para mim, esta é um tipo de brincadeira que tem todo o tipo de verdade, basta tempo.