02 Dec 2005
"Cor é um aspecto físico da natureza. A cor de um material é determinada pelos comprimentos de onda dos raios luminosos que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor." (Cor, Wikipedia)
Cada cor possui a característica de transmitir uma
mensagem diferente. Elas são capazes de influenciar o entendimento de como as coisas funcionam. O que é certo, o que é errado, o que é permitido, o que está disponível etc.
A fase de desenvolvimento de um esquema de cores, para uma ilustração ou interface de uma aplicação, é crítico. As corem devem estar em harmonia com cada elemento disponível. Isto não é uma tarefa nada fácil. Acredito que este tenha sido um dos fatores pelo qual sites catalogam o esquema de cores de outros sites. Também é possível criar o seu próprio esquema de cores.
Um fato que tenho percebido é a preocupação na criação de um esquema: criar uma forma acessível também aos deficientes visuais. O esquema ideal seria aquele universal, percebido por todos, mas algo quase impossível de se alcançar. Mas é nosso dever tentar reduzir a dificuldade na interpretação das cores.
01 Dec 2005
Dentre os vários e-mails que lotam nossas caixas-postais, um bom percentual utilizam o recurso de imagens, o chamado formato HTML. Para mim, mensagem eletrônica é texto e a única tabela que existe é a ASCII. Mas concordo que para tudo há uma utilidade, mesmo que bem específicas, como o envio de boletins informativos, por exemplo.
É preciso analisar como estes e-mails serão visualizados, já que filtros (anti-spam) , comum nos clientes de e-mail, bloqueiam as imagens. A mensagem pode se tornar uma conjunto de retângulos, de formas e tamanho variados.
Para reduzir o impacto que os filtros causam, o site CampaignMonitor publicou um conjunto de dicas, vejamos algumas delas:
- Evitar utilizar imagens para cabeçalhos, botões e links;
- No topo da mensagem incluir um link: versão web da mensagem;
- Usar o atribuito alt no código HTML, para identificar melhor cada imagem;
- Sempre identificar exatamente as dimensões da imagen através dos atributos width e height.
01 Dec 2005
A integração entre este serviço de bookmark coletivo se dá graças às extensões do Firefox. É usar e se tornar fã, onde quer que você esteja, seus endereços favoritos estarão sempre disponíveis. O processo de instalação é bem simples. Depois de instalado, o uso se torna ainda mais rápido que a clássica forma de botões.
30 Nov 2005
O lançamento ocorreu ontem (29) em versões para MS Windows, Mac OS X e Linux. Os brasileiros devem aguardar um pouco mais, pois ainda não há uma versão traduzida para o português, nem do Brasil nem o de Portugal.
Dentre as inúmeras novidades, destacam-se:
- Aprimoramento no mecanismo de atualização;
- Maior velocidade quando utilizar os botões "Voltar" e "Avançar";
- Opções para limpar todos os registros de navegação (cookies, histórico ...);
- Possibilidade de ordernar das Tabs;
- Reorganização da janela de Opções/Preferências;
- Suporte a novas especificações de padrões web: SVG, CSS 2 e CSS 3, e JavaScript 1.6;
e porque não...
Estive acompanhando esta versão desde o início, por isto posso dizer: Este é o melhor avanço que eu já percebi no Firefox.
29 Nov 2005
Utilizando Javascript, o Nicholas Roussos publicou uma dica simples, mas bastante útil: Alterar o tamanho da janela do navegador para simulando uma mudança de resolução.
O mesmo princípio pode ser aplicado para definir posicionamento:
- Dock Left
- Dock Right
- Dock Top
- Dock Bottom
Para salvar nos favoritos, basta apertar com o botão direito, e escolher adicionar. Para ficar organizado, sugiro por os itens dentro de uma pasta.
[Update] Só agora um colega me avisou que os links não estavam funcionando. O gerenciador deve filtrá-los. Sem problemas, visite o site do Roussos e adicionem os links.