Canvas + Javascript = FSP

Firefox, Safari e Opera. Estes são os navegadores capazes de reconhecer a tag CANVAS. Como demonstração, o Benjamin Joffe desenvolveu um protótipo de jogo em primeira pessoa (FPS). Me fez lembrar do emocionante Wolfenstein 3D. Não precisa analisar muito para perceber o que isto irá nos proporcionar em um futuro breve.

O trabalho do Joffe é apenas uma prova do conceito. Como não custa nada imaginar, some isto ao poder do Ajax. São tantas as possibilidades que, sinceramente... O que eu gostaria mesmo era viver bem mais que meus 20 e poucos anos.

Colaboração entre os navegadores

Representantes dos navegadores Internet Explorer, Firefox, Opera, e Konqueror se reuniram para discutir formas mais eficazes para inibir os ataques aos usuários menos atentos. Dentre as soluções apontadas, algumas já estão em funcionamento, ou em estágio beta de desenvolvimento, como são os casos do Firefox e do Internet Explorer 7, respectivamente.

Vejamos o que será bastante comum nas próximas versões de nossos navegadores preferidos:

  • Janelas popups indicarão o endereço real da página exibida.
  • Páginas seguras indicação um pequeno cadeado na barra de endereço.
  • Barra de endereço colorida: Amarelo para páginas seguras, verde para as confiáveis e vermelho para as consideradas maliciosas.

As formas como cada navegador apresentará estas e outras informações podem se diferenciar um pouco, mas devem ser tão intuitivas como os tão conhecidos botões Avançar e Voltar.

O interessante desta virada de mesa é que o Internet Explorer, que antes utilizava a vantagem do monopólio para ditar os padrões, agora está interagino com a comunidade, buscando a padronização que os concorrentes tentam seguir a todo o custo.

Futuramente espera-se que a padronização seja compatível entre os principais navegadores. Ficará a cargo do usuário escolher aquele que é capaz de oferecer as melhores ferramentas para a necessidade de cada ambiente. Atualmente, para mim, apenas um, dentre os citados acima, é capaz de se adaptar a qualquer tipo de usuário.

WinKey para gnome

Tux [www.tuxgallery.org]Quem sabe esta tecla deveria se chamar TuxKey... Seguindo a dica do João Craveiro, configure suas teclas de atalho no gnome. Nos comentários também há outras variações interessantes.

Ainda sobre personalização

Conheça as duas mais novas, e revolucionárias, ferramentas de busca que irão mexer com sua cabeça. Pode tentar sem medo, funciona!

Formas de evitar o mouse no MS Windows

Windows Key [Wikipedia]Mesmo com o surgimento do mouse, as teclas de atalho continuam mais forte do que nunca. Um amigo costuma dizer: "Só quem salva é Jesus Cristo e o Ctrl+S". É comum encontrar nos teclados atuais, uma tecla aceleradora conhecida por Windows Key. Sua função é agilizar as tarefas rotineiras, por exemplo:

  • WinKey: Ativa o menu Iniciar
  • WinKey + E: Abre o Windows Explorer
  • WinKey + M: Minimiza todas as janelas. Talvez esta seja a mais amada por todos os que costumam ver pornografia no ambiente de trabalho.


Dentre todas as disponíveis, a combinação WinKey + R (Executar Programa) abre um leque ainda maior de possibilidades, ao realizar operações que com o mouse levaria uma eternidade. O site FixMyXP reúne uma lista de 99 combinações, que é de grande valia para qualquer usuário MS Windows. Eis algumas delas:

  • calc: Abre a calculadora
  • services.msc: Abre o painel dos serviços do sistema
  • shutdown: Desliga o computador


Para utilizá-las é bem simples:

  1. WinKey + R. Irá abrir uma pequena janela, "Executar".
  2. Digite: "winmine"


Pronto, este pode ser seu novo atalho sempre que for jogar o campo minado.

Futebol .br

Muitos já devem ter visto um vídeo em que Ronaldinho Gaúcho, e sua chuteira de ouro, põe 4 bolas no travessão. Um colega me passou um novo vídeo de um momento de descontração da Seleção Brasileira de Futebol. Robinho e Roberto Carlos começam a brincadeira, Dida não suporta mais assistir aquela lambaça, e passa a bola para Ronaldinho. Desta vez sem truques, Ele, sem fazer esforço, motra como se trata uma bola. Não vejo a hora da Copa 2006 chegar!