13 Jun 2006
Muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios que um RSS pode nos trazer. Dando uma olhada na definição do termo, em português, no Wikipedia:
"A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscrever a sites que fornecem 'feeds' RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um."
Vejamos como jornalistas e pessoas em geral podem utilizar o RSS no seu dia-a-dia. Acesse o
serviço de News do
Oráculo, em seguida faça uma busca pelos assuntos que você sempre procura, por exemplo: "Copa 2006 Brasil". Procure na página dos resultados pelo termo
RSS ou
Atom. Agora é só cadastrar este endereço em no seu agregador de feeds. Existe forma mais fácil para fazer clipagem de notícais? Se existir, me avise!
Abaixo segue uma pequena relação para os que ainda não têm um programa ou serviço para gerenciar seus Feeds.
Serviços
Programas
Bom proveito ;)
09 Jun 2006
Através de uma extensão do Firefox é possível acompanhar a copa 2006. O FootieFox disponibiliza os placares e jogos da Copa e do campeonato europeu. Se estiver curioso, sugiro dar uma olhada nas telas geradas.
08 Jun 2006
O clima de copa já chegou no msn. Várias e várias pessoas já estão com a bandeira do Brasil ao lado do nome. Pra quem quiser aderir, aqui está a badeira para ao lado do nome.
É só copiar e colar: |̲̅<̲̅Θ̲̅>̲̅|
24 May 2006
O Cárlisson Galdino fez uma grande contribuição ao mundo do Software Livre. Abaixo dois trechos da sua obra:
...Aqui falo de uma luta
Da mais justa que se viu
Por democratização
Nesse espaço tão hostil
Que é dos computadores
Falo dos novos valores
Que estão tomando o Brasil...
...É Firefox, é Linux
É OpenOffice, é Apache
Pra programação, pra rede
Pra o que se procure, ache
Pra desenho, escritório
Para jogos, relatório
Pro que for, há um que se encaixe...
Recomendo a leitura!
22 May 2006
Até pouco tempo atrás os provedores (UOL, AOL, Terra etc) forneciam um "kit de acesso", com os principais programas para acessar a Internet. Dentre eles, havia uma versão personalizada (leia-se prostituída) do Internet Explorer. Mais dia, menos dia, todos acabaram se tornando um componente em alguma obra de artesanato.
Mas vendo bem, estamos em outros tempos. Conforme a necessidade, instalamos plugins, ajustamos as preferências, organizamos favoritos. O navegador não é mais um simples programa para acessar sites, mas sim uma plataforma de aplicações web. Os profissionais de TI sentem na pele a dificuldade para manter os programas, plugins e configurações sempre atualizados.
Uma boa forma de agilizar este processo é modificar a instalação padrão dos navegadores. Atualmente estas configurações estão bem flexíveis. Veja como personalizar seu navegador favorito:
Acho válido lembrar que estas soluções são voltadas para o ambiente Windows. No caso do
Safari (Mac OS X) é possível utilizar os recursos do
Apple Script para ajudar na configuração.