16 Mar 2006
Desde que me tornei um usuário, percebi a necessidade de tirar o máximo desempenho do notebook, utilizando melhor a bateria disponível. É com base em um post da Laplogic, que trago algumas sugestões bem interessantes:
Informações do Sistema
- O Notebook Hardware Control permite prolongar a vida útil da bateria, reduzir a temperatura dos componentes ao ajustar a velocidade do processador de acordo com as suas necessidades.
- Muitos não sabem, mas o Everest é a evolução do Aida32. Depois que a Lavalys o comprou, as únicas diferenças significativas ocorrem em ambientes corporativos. Dentre as funcionalidades originais estão as informações detalhadas dos componetes (hardware/software) do sistema, formas de diagnóstico e teste de desempenho.
Sistema de Arquivos
- O desfragmentador "mata a cobra e mostra o pau" como diz o ditato popular, ao demonstrar detalhadamente a situação do seu sistema de arquivos. Para fazer o download do Defrag 2000 Free basta preencher um simples formulário. O uso para usuários domésticos é gratuito. Há também versões para Windows 64-bits e Linux.
- E que tal ter uma noção de quanto de espaço cada diretório, ou tipo de arquivo, utiliza em seu disco rígido? Conheça o WinDirStat.
Tela de Cristal Líquido
- Descubra se existem pontos na tela com o Dead Pixel Tester.
- Em certas ocasiões é preciso deixar a resolução de tela, quantidade de cores ajustadas de forma específica para dois ou mais programas. O Powerstrip permite criar um perfil para cada um deles, de modo que cercas características da placa de vídeo possam ser exigidas de acordo com a necessidade da aplicação do usuário.
Memória
- Remova da memória as informações que não estão mais em uso. AMS Fast Defrag
- A memória é comumente o componente mais sensível de todo computador, podendo causar travamentos, instabilidade no sistema operacional. Faça uma verificação completa com o Memtest86.
Processador
- Desempenho: acompanhe com o Throttlewatch detalhadamente o que ocorre com seu processador.
- Características: O CPU-Z fornece as especificações técnicas nos mínimos detalhes.
- Sobrecarga: tire o máximo do que ele é capaz com o RightMark CPU Clock Utility.
Para finalizar, veja as
ferramentas que a Sysinternals disponibiliza para situações mais específicas.
14 Mar 2006
A equipe de desenvolvimento do IE7 divulgou em seu blog a adoção do ícone do concorrente: "I’m excited to announce that we’re adopting the icon used in Firefox". A decisão surgiu com base em uma pequena pesquisa, realizada no mesmo blog. A melhor parte está no agradecimento:
"Thanks again to the Mozilla team for making the icon available and helping us do the right thing for all browser users." (Obrigado novamente à equipe Mozilla por tornar o ícone disponível e nos ajudar a fazer a coisa certa para todos os usuários de navegadores)
Ao menos, desta vez, eles estão ouvindo a comunidade...
14 Mar 2006
O OpenWengo, software de código aberto e baseado no protocolo SIP, capaz de realizar conferências de áudio e vídeo (VoIP), agora pode ser utilizado no Firefox, como extensão. Por enquanto as estão disponíveis são para Windows e Mac.
Ainda sobre VoIP, encontrei no blog do Teras (t::voip), um post falando sobre as dúvidas mais freqüentes sobre o assunto. Apesar de um pouco antigo, vale à pena conferir.
13 Mar 2006
Não há mais saída. A plataforma Desktop se tornou Web, e não tem para ninguém. Engana-se quem pensa que falo das tradicionais soluções de e-mail, enciclopédia ou álbum de fotos. Estou falando das ferramentas que utilizamos no dia-a-dia. Vejamos:
Editor de Imagens
O Photoshop é disparado a melhor solução para ambientes desktop. Mas quais são as principais tarefas realizadas por grande maioria dos usuários comuns? Vejamos: ampliar, reduzir, enquadrar, remover olhos vermelhos, tornar a foto mais clara, e porque não, aplicar um efeito sépia? Ao final de tudo posso escolher entre salvar o meu trabalho, ou publicar diretamente para meu álbum de fotos. Exemplos: Pixoh, PXN8
Atlas Geográfico
Lembro bem do tempo de escola primária, quando vendedores nos convenciam a comprar vários e vários mapas. Era tanta papelada que era preciso uma mesa para poder ver tudo, e mesmo assim sempre faltava algum detalhe, alguma informação. Hoje em dia podemos ir de Nova Iorque ao Rio de Janeiro em poucos segundos, com os detalhes dos prédios, das ruas e avenidas. Mas o serviço que disponibiliza tudo isto não pára, pois resolveu nos mostrar a Lua, e até, quem diria, Marte! Exemplos: Google Maps, Earth, Moon e Mars.
Televisão
Com uma placa de TV já pude dispensar minha televisão por algum tempo. Mas sempre que precisava assistir algum novo episódio de uma série famosa, tinha que recorrer a serviços como o Kazzaa e Emule. Hoje as coisas estão mudando, o conteúdo vem até você, basta escolher o que deseja e aproveitar. Esta é a Web 2.0, onde a união de algumas soluções inteligentes, nos permite ainda mais diversão. Eis que surge a WebTV. Exemplo: Democracy
Novas formas de pesquisa
O conteúdo na internet está cada vez mais acessível, mas continua muito longe do ideal, período em que os Micro Formatos vão estar mais presentes nas entre-linhas de cada conteúdo disponível na rede. Exemplos: Wikipedize any text, Scuttle, Similicio.us e 43Things.
Enfim, o Desktop Online
Agora seja sincero comigo. A integração de todas estas ferramentas em uma só solução parece distante? Não precisa imaginar, veja por si mesmo. Melhor, não basta olhar, experimente a versão de demonstração. Muito mais ainda está por vir... O Google, que já lançou um serviço de construção de sites pessoais, divulgou em seu blog a compra da Writely, inclusive já comentei sobre ela.
Eu quero é saber se vão aumentar de 24 para 30 horas por dia, porquê é impossível acompanhar tudo isto.
07 Mar 2006
Windows Live Local - Novas formas de localização, para um futuro próximo.
JotForm - Baseado nas bibliotecas Prototype e Script.aculo.us, este editor (WYSIWYG) de formulários permite edição instantânea, graças ao Ajax. A única coisa chata é o cógido-fonte gerado, baseado em tabelas.
Download MP3 - Mais uma fonte para enriquecer sua colentânea musical.
Measure Map - Um Analytics mais direcionado aos blogs, ambos agora da Google.
That's all folks!