26 Dec 2005
Não há nada mais irritante que tentar acessar um site, e ser surpreendido com uma mensagem: "Acesso Negado. Entre em contato com o departamento de informática". Aos poucos que lêem este blog, irei dar uma dica, simples, não chega a ser 100% eficaz, mas ajuda bastante.
Partindo do princípio que o Google não é bloqueado, temos: Eu acesso o Google, que acessa o www.siteproibido.com, ou seja, eu acesso o site proibido, indiretamente. Isto é possível através do serviço de tradução, um servidor proxy improvisado.
http://www.google.com/translate?langpair=pt-BR|pt-BR
&u=http://www.siteproibido.com/
O pulo do gato (nova esta, heim?) está em modificar o parâmetro langpair, que indica a língua de origem e de destino. Basta modificar ambas para o mesmo idioma, simples assim.
Observações
- Nem tudo é perfeito. As acentuações aparecem distorcidas, mas dá para entender. É apenas um problema de codificação.
- Existem outros serviços semelhantes, por exemplo: Babelfish
- Aos que "pensam" que estarão navegando anonimamente, dê uma olhada no endereço IP que o site proibido enxerga.
- Administradores de Rede, de verdade, saberão como bloquear o que deve ser bloqueado.
22 Dec 2005
Editores de textos, online. Para várias pessoas não parece ser algo assim, ohhhh. Hoje em dia, qualquer sistemazinho possui um editor HTML, WYSIWYG. Mas eu me refiro a um editor de textos de verdade, como os que utilizamos hoje em dia: MS Word, OpenOffice Writer.
Com o Writely, crie/edite arquivos do Word, OpenOffice, RTF, HTML ou texto. Compartilhe documentos com outras pessoas. Controle as versões de revisões. Faça a verificação ortográfica. Salve online, ou em seu computador, nos formatos já mencionados, ou em zip. Estes são, em suma, os recursos oferecidos gratuitamente.
Assinando o serviço, é possÃvel obter algumas outras funcionalidades, como exportar o documento para PDF. Mas ninguém gosta de gastar dinheiro, mas pense no karma das aplicações online, a concorrência. O serviço de e-mail quem o diga. Logo logo teremos um vasto número de opções, mas este é o primeiro que conheço, deste porte.
Conversando com um amigo sobre este serviço, ele comentou: "as comunidades e seus conceitos estão tomando de conta da web... no fundo a web é puro homem e não máquina...". Esta é a pura realidade. Não me refiro apenas ao blablabla da Web 2.0, e sim algo ainda mais impactante, a WebOS! Vejamos quais serviços/programas estão disponÃveis em versões desktop e online:
- E-mail
- Mensagens instantâneas
- Enciclopédia
- Ã?lbum de fotografias
- Bookmarks/Favoritos
- Editor de textos
- etc
A possibilidades dos serviços online vai além de qualquer plataforma. Na verdade a
WebOS é a união de várias plataformas, um mundo completamente interoperável, disponÃvel a qualquer horário, de qualquer dispositivo.
Não se espante se ouvir falar do GoogleOS e similares. Para mim, esta é um tipo de brincadeira que tem todo o tipo de verdade, basta tempo.
17 Dec 2005
Escolher qual tipo de fonte usar, mais do que qualquer coisa, requer um dom artístico. Para pobres mortais, Eu, existem algumas formas de contornar a falta deste plugin em nossos miolos:
- Typetester
Solução online para comparar diferentes tipos de fontes
- LinoType
Mais de 6.000 opções originais, de alta qualidade. Do clássico até as fontes TrueType, PostScript e OpenType.
- Letterhead Fonts
Inspirações de fontes para títulos. Não deixe de conhecer o TypeTester.
- Typebase.com
Catálogo com referência de inúmeros sites sobre fontes.
Esta última então... navegue, explore, ajude a web a ser tornar uma mídia mais legível.
16 Dec 2005
Estou para conhecer um notebook, com softwares originais de fábrica, que não acompanhe vários e vários "programas amigáveis". Do que adianta ter uma super máquina, se todo este lixo ocupa boa parte do processamento e da memória? Navegando pela net, encontrei um aplicativo muito útil para usuários do Windows.
"nLite é uma ferramenta para remoção permanente de componentes do Windows, e configuração de instalações pré-configuradas. Após a remoção, existe uma opção para gerar imagens botáveis para gravação ou máquinas virtuais. Com nLite você poderá ter instalações do Windows não inclui, nem mesmo no cd, componentes indesejáveis."
O nLite está disponível para Windows 2000, XP x86/x64 e 2003 x86/x64 em qualquer idioma, assim como o Windows Vista. Para a instalação, será necessário que o .NET Framework 1.1 esteja instalado. Recomendo o
download.